Política
Política
Ministro revela previsão de requalificação do terminal de passageiros do Porto de Salvador
De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, devem ser investidos mais de R$ 100 milhões com dragagem no Porto de Salvador
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Navios porta-contêineres da classe 366 metros poderão agora operar com carga total no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador. A medida foi anunciada na última semana pelo Ministério de Portos e Aeroportos, como um marco para a navegação brasileira, que vai viabilizar conexões diretas de longo curso para os mercados de países asiáticos. Agora, os próximos passos da pasta na capital devem ser relacionados a investimentos que estimulem o turismo marítimo. Para a Rádio Metropole nesta quarta-feira (22), durante o Bom Dia, Ministro, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), o ministro Silvio Costa Filho revelou que já há a previsão da requalificação do terminal de passageiros do Porto de Salvador.
“E não só navios que vão fazer o escoamento da produção, a exemplo do algodão e outros insumos do granel sólido, dos granéis líquidos do estado da Bahia, como também o receptivo para receber mais cruzeiros. A própria MSC, que é uma das principais operadoras de navios de turismo do mundo, sinalizou que quer, cada vez mais, levar navios para Salvador. Então a CVC, a MSC, entre outras têm priorizado a costa litorânea do nordeste, que é muito importante”, disse Silvio Costa Filho, destacando que no ano passado, o país teve um crescimento de mais de 10% no volume de cruzeiros.
Para o ministro, é importante que Salvador seja, cada vez mais, vista como um destino de turismo internacional, por isso, a pasta vem trabalhando para, além da aviação, ampliar o volume de navios de cruzeiros na região. De acordo com ele, há a previsão de investimentos de mais de R$ 100 milhões com dragagem, justamente para que o porto da capital consiga receber navios maiores.
“A gente está tendo olhar não só para a aviação, tanto é que está havendo incremento de voos internacionais de companhias aéreas que estão indo para o aeroporto de Salvador, exemplo de mais voos da TAP, que são voos para Portugal entre outros. [Mas] a gente quer ter um olhar também para o marítimo, quer requalificar o terminal de passageiros do Porto de Salvador e concomitantemente a gente está fazendo investimentos na dragagem”, afirmou o ministro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.