
Política
Ministro dispara contra ViaBahia: "Pior concessão da história do Brasil"
Falta de pagamento atrasou transição, mas União reassumirá estradas em maio

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro dos Transportes, Renan Filho, fez severas críticas à operadora ViaBahia durante o programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido na quinta-feira (10). Conforme relatado, o governo nacional está empenhado em agilizar o desligamento da empresa das estradas baianas, embora enfrente empecilhos no processo.
“Ela foi considerada a pior concessão da história das concessões do Brasil, por isso ela vai ser revista e estamos tirando a ViaBahia, mas não está sendo fácil. Só o baiano sabe o que significa a ViaBahia administrando a 116 e a rodovia que liga Feira de Santana a Salvador”, declarou o ministro.
Ainda segundo Renan Filho, as BR-116 e BR-324 necessitam de aportes da ordem de R$ 10 bilhões, e um novo processo licitatório está projetado para este ano. “A União vai fazer investimentos públicos e melhorará a qualidade do pavimento. Vamos conceder no final do ano. Teremos um ano para esse processo andar, com uma consulta pública que foi recentemente aberta para ouvir a sociedade”, completou.
A ViaBahia operava as BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 desde 2009. Após impasses contratuais, a administração foi transferida ao DNIT. Uma decisão conjunta com o TCU permitiu o fim do contrato em 31 de março, com indenização prevista de R$ 892 milhões. No entanto, o não pagamento integral atrasou a saída da empresa, que deixará definitivamente as vias em 15 de maio.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.