Política
Bolsonaro planejava escapar da Justiça brasileira na Hungria, diz The New York Times
Também foram divulgadas imagens indicando que Bolsonaro entrou na embaixada em Brasília no dia 12 de fevereiro e só saiu dois dias depois
Foto: Reprodução / NYT
Após ser obrigado a entregar o passaporte à Justiça brasileira, o ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo menos duas noites na embaixada da Hungria. A informação foi divulgada pelo jornal dos Estados Unidos The New York Times (NYT).
O jornal também divulgou imagens de vídeo e fotos indicando que Bolsonaro entrou na embaixada da Hungria em Brasília no dia 12 de fevereiro e só saiu dois dias depois. Além disso, foram divulgadas fotos de satélite mostrando que o veículo usado pelo ex-presidente ficou estacionado na embaixada.
De acordo com o NYT, a estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungira sugere que o ex-presidente estava tentando “alavancar a sua amizade” com o primeiro-ministro Viktor Orbán, um político da extrema-direita do país europeu. A estratégia era tentar escapar de punições da justiça brasileira.
Caso a Justiça expedisse um mandado de prisão preventiva contra Bolsonaro, e ele estivesse hospedado em uma embaixada internacional, a decisão judicial não poderia ser cumprida porque os consulados são considerados territórios dos países de origem.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.