Terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Projeto de lei que impede espigões na Praia do Buracão deve ser votado na próxima semana

Política

Projeto de lei que impede espigões na Praia do Buracão deve ser votado na próxima semana

O projeto de autoria do vereador Carlos Muniz propõe a desapropriação de terrenos da região para criação de uma praça pública e estacionamento

Projeto de lei que impede espigões na Praia do Buracão deve ser votado na próxima semana

Por: Victoria Alves no dia 20 de março de 2024 às 14:58

Atualizado: no dia 20 de março de 2024 às 15:07

O projeto de lei 318/2023, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), que barra a possível construção de três espigões na Praia do Buracão, localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, segue estagnado há quase 4 meses, aguardando votação da Casa. 

De acordo com a assessoria de Muniz, o projeto de lei “ainda está na CCJ”. A Comissão de Constituição e Justiça é presidida pelo vereador Paulo Magalhães Jr (União). Ao pesquisar no site da própria CMS, observa-se que a última movimentação foi em 7 de dezembro de 2023. Procurado pelo Metro1, Paulo Magalhães Jr. disse que o projeto “deve ser votado próxima semana”.

O empreendimento que tem mobilizado ambientalistas e moradores contrários a essa obra, faz parte de um projeto das empresas Bet BA 01 - Empreendimentos Imobiliários e Bet BA 02 - Empreendimentos Imobiliários, ambas ligadas à incorporadora OR Empreendimentos Imobiliários e Participações S.A., que faz parte do grupo Novonor, antiga Odebrecht. 

O vereador Carlos Muniz alega que o empreendimento à beira-mar vai prejudicar a região da praia do Buracão, ao “descaracterizar a área como de lazer” e “sombrear a praia ao meio-dia”. O PL propõe a desapropriação de terrenos da região para criação de uma praça pública e estacionamento. Neste sentido, a especulação imobiliária seria impedida de avançar nas proximidades da Praia do Buracão.

No último dia 8 deste mês, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Salvador com moradores do Rio Vermelho e integrantes do movimento ’SOS Buracão’ para tratar dos impactos da construção de espigões à beira-mar.