Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Auditor do TCM da Bahia é escolhido para integrar conselho da ONU

Política

Auditor do TCM da Bahia é escolhido para integrar conselho da ONU

Vitor Maciel (de branco, entre os conselheiros Francisco Neto e Plínio Carneiro Filho) foi o único selecionado pelas Nações Unidas entre os quadros dos tribunais de contas do Nordeste do Brasil

Auditor do TCM da Bahia é escolhido para integrar conselho da ONU

Foto: TCM/Divulgação

Por: Metro1 no dia 28 de fevereiro de 2024 às 19:36

Um auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) foi selecionado para integrar a equipe de técnicos brasileiros que irão compor o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). A indicação de Vitor Maciel dos Santos, 44 anos, foi feita pelo Tribunal de Contas da União, que coordenará os trabalhos e selecionou oito auditores dos 32 tribunais de contas estaduais e municipais que farão parte do seleto grupo. Vitor Maciel será o único representante das cortes de contas do Nordeste do país.

O “Board of Auditors”, como o conselho é conhecido em inglês, é responsável por realizar a auditoria externa das finanças de todos os organismos da ONU, de seus fundos, programas e missões de paz – e faz recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos. O Brasil foi eleito no ano passado para compor o grupo e auxiliar a fiscalização das despesas da ONU, mediante acordo de cooperação autorizado por lei federal. Os auditores brasileiros irão atuar junto à organização pelo período de um ano.

A indicação de Vitor Maciel foi comunicada ao presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, na última terça-feira (27), quando o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, informou à  Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) a conclusão do processo seletivo. Além do auditor da Bahia, foram escalados Adriana Fernandes Salgado (TCM-RJ), Carlos Alberto Cascão Júnior (TC-DF), Carolina Oliveira da Silva (TCE-GO), Jorge Pinto de Carvalho Júnior (TCM-SP), Juliana Medeiros das Neves (TCE-SC), Larissa Fidelis (TCM-PA) e Lorena Oliveira de Sousa (TCE-MG).

O presidente do TCM, conselheiro Francisco Netto, afirmou que a seleção de Vitor Maciel para o “Board of Auditors” é motivo de alegria e orgulho para todos os integrantes dos órgãos de controle externo da Bahia. Disse ainda que a nomeação vem coroar um processo de qualificação e especialização dos quadros técnicos do tribunal, implementado há mais de dez anos, e que permitiu ao TCM, no período da presidência do conselheiro Plínio Carneiro Filho, se qualificar para auditar e fiscalizar projetos cofinanciados por organismos internacionais, como o Bird e o Banco Mundial.


O auditor de controle externo do TCM desde 2006, quando foi nomeado após concurso público de provas e títulos, Vitor Maciel é professor titular da Faculdade de Ciências Contáveis da Universidade Federal da Bahia (Ufba), bacharel em Ciências Contáveis e Direito pela Faculdade Visconde Cairu e pela Universidade Católica de Salvador, mestre em Contabilidade e Gestão Pública e especialista em Auditoria Governamental.

O auditor disse ter ficado muito feliz com a convocação para conselho da ONU e afirmou que os méritos devem ser repartidos, “porque foram fruto de uma construção coletiva, de um processo de formação e engrandecimento de todo o corpo técnico do TCM". "A aprovação do meu nome referenda a excelência dos quadros do TCM e também dos órgãos de controle do Nordeste brasileiro”, disse