Domingo, 12 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Câmara de Salvador aprova minirreforma tributária uma semana depois de Bruno Reis enviar proposta

Política

Câmara de Salvador aprova minirreforma tributária uma semana depois de Bruno Reis enviar proposta

Somente as vereadoras da oposição, Marta Rodrigues (PT) e Laina Crisóstomo (Psol), foram contrárias à proposta

Câmara de Salvador aprova minirreforma tributária uma semana depois de Bruno Reis enviar proposta

Foto: Reprodução/TV Câmara de Salvador

Por: Metro1 no dia 29 de novembro de 2023 às 17:19

Atualizado: no dia 29 de novembro de 2023 às 17:33

Por 39 votos favoráveis e dois contra, a Câmara de Salvador aprovou, na tarde desta quarta-feira (29), a minirreforma tributária enviada pelo prefeito Bruno Reis (União) à Casa na semana passada.

Somente as vereadoras da oposição, Marta Rodrigues (PT) e Laina Crisóstomo (Psol), foram contrárias à proposta. Líder do governo na Casa, Kiki Bispo (União), não participou da votação com o argumento de que celebraria o seu aniversário nesta quarta-feira. 

Da bancada de oposição, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) classificou a proposta como “insuficiente”, mas apoiou a matéria. "É evidente que nós da bancada de oposição temos a opinião de que é necessário parcelar dívidas, promover estímulos a seguimentos econômicos e garantir que quem está no vermelho possa se regularizar. Não há dúvidas quanto a isso. No conteúdo do texto-base, nós temos concordância com a maior parte dele. Mas não poderíamos deixar de registrar que esse é um texto insuficiente”, salientou. 

A proposta aprovada concede incentivos fiscais na área de turismo e cultura. Também perdoa dívidas relacionadas a impostos municipais, e altera a cobrança do ITIV (Imposto de Transmissão Inter Vivos). À Rádio Metropole nesta quarta-feira, o advogado tributarista Marcelo Nogueira Reis disse que o projeto tinha pontos positivos, mas era “pouco ousado” na questão do ITIV

Além disso, o pacote abarca o projeto "Renova Centro", que propõe recuperar os casarões do Centro Histórico. Também prevê incentivos para o desenvolvimento de novos polos logísticos e a atividade econômica de incorporação imobiliária.

Posição municipal

Ao Metro1, a secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, disse que muitas pessoas se endividaram durante a pandemia da Covid-19, e a proposta visa reduzir essas dívidas. 

"Ainda encontramos uma quantidade importante de contribuintes que estão nessa fase de ajustes e naturalmente há alguma desorganização, por causa da pandemia, com relação ao pagamento dos impostos. Reconhecendo isso, a prefeitura abriu essa oportunidade para que as famílias e empresas possam se acertar junto à prefeitura", afirmou.

Victer declarou ainda que com os incentivos fiscais, para o setor imobiliário, a intenção da prefeitura é criar novas moradias no Centro.  "É uma ação muito proativa para a gente revitalizar essa região", frisou.

*Com informações da repórter Lila Sousa