Terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Zito Barbosa posterga escolha de sucessor enquanto oposição busca consenso em Barreiras para vencer eleições

Política

Zito Barbosa posterga escolha de sucessor enquanto oposição busca consenso em Barreiras para vencer eleições

Oposição ao atual prefeito enfrenta dificuldades para definir candidato único; PSD tem dois nomes com pretensão de disputar pleito na cidade

Zito Barbosa posterga escolha de sucessor enquanto oposição busca consenso em Barreiras para vencer eleições

Por: Laisa Gama no dia 26 de novembro de 2023 às 07:00

Atualizado: no dia 26 de novembro de 2023 às 08:35

Com o objetivo de desbancar um possível sucessor do prefeito Zito Barbosa (União) em Barreiras, cidade a cerca de 700 quilômetros de Salvador, a oposição vem em diálogo com o objetivo de uma candidatura unificada. 

Prefeito de Barreiras desde 2017, Zito foi reeleito em 2020 com um total de 70,30 % dos votos e não deu chances aos seus concorrentes Tito (Avante), que obteve 27,12%; Marcos Pires (PSC) com 2,52% e Emilio (DC), com 0,05%.

Assim como o prefeito de Ilhéus, Alexandre Marão (PSD), Zito também não tem pressa de escolher um nome, apesar de ter vários que circulam como opção. Ao Metro1, a assessoria de imprensa informou que o prefeito barreirense tem focado na sua gestão e que só vai tratar do processo sucessório após o Carnaval. Um dos nomes que circula como uma possível escolha é o do vice-prefeito Emerson Cardoso (União).

Outro nome para a cidade é o de Karlúcia Macêdo, do MDB, que teve sua pré-candidatura lançada oficialmente em agosto. Na época, o presidente de honra do partido, Lúcio Vieira Lima, também divulgou a escolha em suas redes sociais. “Agora é Karlúcia Macedo correr atrás de apoios para unir a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues em torno do seu nome. Será um trabalho de muita reunião e ouvindo mais do que falando”, disse.

Karlúcia já é um nome bastante conhecido na região, tendo sido vice-prefeita entre 2017 e 2020. Também foi secretária de Assistência Social entre 2018 e 2022. Ao Metro1, Lúcio Vieira Lima afirmou que o partido dialoga com todas as legendas de oposição a Zito. “Temos conversado com todos, porque o objetivo lá é sair uma candidatura única para que possa ganhar a eleição”, declarou.

Entre nomes que o MDB dialoga, está o da secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD), que já reafirmou diversas vezes sua intenção de ser a candidata em 2024. Ela também já é uma velha conhecida dos barreirenses. Foi prefeita do município entre 2009 e 2013. 

Migração?

Mas ela não é o único nome pelo partido. O deputado estadual Eures Ribeiro também manifestou a vontade de ser candidato a prefeito da Capital do Oeste. Antes de voltar a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Secretário na prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Danilo Henrique Jr. (PP) também se movimenta para disputar a prefeitura de Barreiras no próximo ano. Embora seja neófito, ele é de uma família com uma trajetória política. Seu pai é o deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP). Ele é neto de dois ex-prefeitos: Raimundo, que foi gestor em Floresta Azul, e Antonio Henrique de Souza Moreira, que administrou Barreiras.

Quem também planeja lançar sua candidatura em 2024 é Tito, do Avante, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020. Em setembro, o pré-candidato visitou Brasília e teve conversas com o senador Jaques Wagner (PT). No encontro, expressou sua intenção de disputar a prefeitura de Barreiras. Para ser candidato, ele estaria disposto, inclusive, a deixar o Avante para ser postulante por outra agremiação partidária.