Política
Ministro Carlos Fávaro é exonerado da Agricultura para votar em pautas do governo no Senado
Segundo decreto, demissão aconteceu a pedido de Fávaro
Foto: Pedro França/Agência Senado
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), foi exonerado do cargo para retornar ao posto de senador e poder participar de votações.
A demissão foi publicada em edição do Diário Oficial da União, desta quarta-feira (22). O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informa que a demissão se deu a pedido de Fávaro.
Em fevereiro deste ano, Fávaro já tinha sido exonerado, junto a outros 12 ministros com cargos legislativos, a fim de reforçar a votação de aliados do governo na disputa pelas presidências do Senado e da Câmara dos Deputados.
Atualmente, o Senado está discutindo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões individuais e pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação do mérito da proposta foi adiada pelo presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD) para esta quarta.
Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve votar nesta quarta duas propostas do pacote de Fernando Haddad (PT) para garantir a meta fiscal de 2024: a das apostas esportivas e a da tributação de offshores e fundos exclusivos.
A cadeira de Fávaro no Senado foi ocupada pela suplente Margareth Buzetti (PSD), enquanto ele esteve à frente do Ministério da Agricultura. Ela deve retomar o cargo se Fávaro for renomeado para o comando da pasta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.