Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Muniz diz que apresentará projeto para Dia da Consciência Negra virar feriado em Salvador

Política

Muniz diz que apresentará projeto para Dia da Consciência Negra virar feriado em Salvador

Presidente da Câmara de Salvador pretende trocar o feriado municipal da Sexta-Feira Santa, que já é um feriado nacional, pelo Dia da Consciência Negra.

Muniz diz que apresentará projeto para Dia da Consciência Negra virar feriado em Salvador

Foto: Reginaldo Ipê/Câmara de Vereadores

Por: Rodrigo Daniel Silva/Laisa Gama no dia 21 de novembro de 2023 às 10:40

Atualizado: no dia 22 de novembro de 2023 às 07:54

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), confirmou ao Metro1, nesta terça-feira (21), a intenção de apresentar um projeto de lei para transformar o Dia da Consciência Negra em feriado municipal.

“Salvador é a cidade mais negra fora da África. Você não vai homenagear os negros de Salvador? São Paulo, que é uma cidade que não tem nada a ver com a história, é feriado”, ponderou o vereador. Ainda de acordo com Muniz, logo após sair a notícia que ele defende uma mudança no feriado, diversos vereadores prestaram apoio à sua intenção. 

De acordo com a lei federal nº 9.093/95, as cidades só têm direito a quatro feriados municipais. Salvador já conta com o limite permitido com as datas da Sexta-Feira Santa, Corpus Christi, São João e Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira do estado.

A intenção de Muniz é retirar a Sexta-Feira Santa do feriado municipal, visto que já é um feriado nacional e incluir o Dia da Consciência Negra. Para o Metro1, ele ainda afirmou que irá tratar do assunto nesta terça-feira para entender o que é necessário para que sua intenção possa vir a se concretizar.

"Vou ver o que precisa hoje quando chegar na Câmara. Se precisar um projeto [de lei], a gente apresenta. Se não puder, vou apresentar um projeto de indicação para o prefeito [Bruno Reis] para transformar feriado municipal", acrescentou