Domingo, 12 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Hacker da Vaza Jato diz que campanha de Bolsonaro planejou forjar invasão de urna

Política

Hacker da Vaza Jato diz que campanha de Bolsonaro planejou forjar invasão de urna

Walter Delgatti Neto, compareceu nesta quinta-feira (17) à CPI do 8 de janeiro para depor sobre a suposta participação em esquema para deslegitimar processo eleitoral brasileiro

Hacker da Vaza Jato diz que campanha de Bolsonaro planejou forjar invasão de urna

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 17 de agosto de 2023 às 11:13

Walter Delgatti Neto, o hacker da Vaza Jato, disse que a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) orquestrou a invasão de uma urna eletrônica durante o 7 de Setembro do ano passado, um mês antes das eleições presidenciais. A declaração foi feita durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro nesta quinta-feira (17).

Segundo Delgatti,  ele teria levado o plano ao ex-presidente em reunião no Palácio do Planalto em 10 de agosto de 2022. Bolsonaro também teria solicitado que o programador contatasse técnicos do Ministério da Defesa para tratar do sistema eleitoral. “Ele [Bolsonaro] também pediu que eu fizesse o que eu havia dito sobre o 7 de Setembro”. O objetivo seria mostrar que a urna poderia registrar voto diferente do que o eleitor teria inserido.

Durante a CPI ele também afirmou que a razão para os planos não serem efetivados foi o fato da mídia começar a divulgar reuniões com a equipe de Bolsonaro.

Delgatti foi preso pela segunda vez no início de agosto por suspeitas de ter orquestrado uma trama contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a pedido da deputada Carla Zambelli. Ele confessou em junho que invadiu sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para enviar mandado de prisão falso contra o ministro. Carla também teria pedido que ele invadisse uma urna eletrônica.