Política
Lira deixa Planalto insatisfeito após priorizar reforma tributária em detrimento do arcabouço fiscal e Carf
O descontentamento dos governistas está ligado a quebra do acordo entre Lula e Lira, já que a expectativa inicial era que as três pautas econômicas fossem votadas ainda durante esta semana
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relataram que o Palácio do Planalto estaria insatisfeito com a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em ter pautado a reforma tributária antes de analisar as propostas do arcabouço fiscal e do projeto de lei do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), prioritárias para o governo.
Na avaliação de integrantes do Palácio do Planalto, Lira montou uma "cama de gato" que pode refletir diretamente no cronograma organizado pelo governo, já que o plano inicial era votar ainda durante esta semana o PL do Carf e o novo marco fiscal. A informação foi divulgada pelo portal G1 nesta quinta-feira (6).
A quebra de expectativas resultou em um descontentamento interno no PT, já que o acordo da “super semana”, que seria focada nas três pautas econômicas, ainda não foram cumpridos pelo presidente da Câmara. No entanto, governistas têm evitado reclamar publicamente a respeito das decisões de Lira, para evitar um desgaste maior seja consolidado entre a Casa e o governo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.