Política
Diretório do PT em Salvador tenta impor candidatura própria a prefeito e causa mal-estar no partido
A reunião acontece na mesma semana em que o governador Jerônimo Rodrigues demonstrou a intenção de realizar um encontro com o conselho político para só então começar a definir as candidaturas
Foto: Divulgação
O Diretório Municipal do PT deve se reunir nesta quinta-feira (6) para votar o indicativo de candidatura própria do partido para o pleito pela prefeitura de Salvador em 2024.
A reunião acontece na mesma semana em que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) demonstrou, em entrevista à Rádio Metropole, a intenção de realizar um encontro com o conselho político da base petista entre o final de julho e início de agosto para só então começar a definir as candidaturas.
A posição do PT de Salvador causou mal-estar dentro do próprio partido, já que algumas lideranças querem esperar o governador conduzir as negociações. Em reservado, integrantes da cúpula do PT disseram que a postura da Executiva soteropolitana de acelerar o processo joga contra a liderança de Jerônimo Rodrigues, que quer definir as postulações juntamente com o grupo político na busca de uma candidatura única.
Além disso, a avaliação é de que o posicionamento do PT soteropolitano pode dificultar a construção de nomes para disputar outras cidades no interior do estado, visto que cria um “clima de tensão” com os demais partidos da base governista.
Ao Metro1, o vereador petista Arnando Lessa (PT) disse que a Executiva do PT de Salvador defende ter candidatura própria já que o partido teve o maior número de votos entre os candidatos a deputado federal e estadual da federação formada com PCdoB e PV. “E por isso vai debater e votar a indicação da ideia de um nome do PT para liderar a eleição municipal”, frisou.
Segundo o vereador, o diretório municipal já tem adiantado as atividades para eleição de 2024. De acordo com ele, já foi, por exemplo, constituído e indicado o Grupo de Trabalho (GT) para discutir e aprofundar o programa de governo, e o Grupo de Trabalho Eleitoral (GT), que será responsável por trabalhar a composição da chapa e articular a proporcionalidade das candidaturas dos vereadores da federação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.