Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Câmara dos Deputados aprova projeto que pretende tornar crime "discriminação contra políticos"

Política

Câmara dos Deputados aprova projeto que pretende tornar crime "discriminação contra políticos"

A votação contou com protestos de parte dos parlamentares tanto da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto da oposição

Câmara dos Deputados aprova projeto que pretende tornar crime "discriminação contra políticos"

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Por: Metro1 no dia 15 de junho de 2023 às 07:24

Atualizado: no dia 15 de junho de 2023 às 10:42

Com 252 favoráveis e 163 votos contra, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (14), o Projeto de Lei 2720/23, que tipifica crimes de discriminação contra pessoas politicamente expostas, como por exemplo parlamentares e ministros do Poder Judiciário.

A proposta, que agora segue para o Senado, é de autoria da deputada federal Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB). A votação contou com protestos de parte dos parlamentares tanto da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto da oposição.

O texto tem poder de alterar o tratamento dado a políticos no âmbito do Código de Defesa do Consumidor. O PL prevê multa em caso de recusa à concessão de crédito ou à abertura de conta corrente a qualquer pessoa politicamente exposta e ainda prisão de dois a quatro anos aos que negarem a abertura ou manutenção de contas em instituições financeiras. 

Consta ainda no projeto, a punição em casos de discriminação contra pessoa que que é ré em algum processo judicial em curso ou que é alvo de investigação preliminar.  Segundo a proposta, é considerada pessoa politicamente exposta as que ocupam os mais altos cargos da República, incluindo presidente, deputados federais e senadores.

Também fazem parte da categoria ministros de Estado, integrantes de tribunais superiores, presidentes e tesoureiros de partidos políticos, além de governadores, prefeitos, deputados estaduais e vereadores.