Política
Lula deve anunciar na próxima semana Celso Sabino como novo ministro do Turismo
Deputado do União Brasil deve substituir a atual ministra Daniela Carneiro após pressão do partido
Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados
Após uma semana de intensa pressão por parte do União Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou a seus assessores que vai aceitar a indicação feita pelo partido para o deputado federal Celso Sabino (União-PA) assumir o comando do Ministério do Turismo. A própria sigla estava pedindo a substituição da atual ministra, Daniela Carneiro.
A informação é do colunista Tales Faria, do portal Uol. De acordo com o jornalista, a mudança deve ser anunciada oficialmente ainda nesta semana, após o presidente conversar com a ministra e seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos). Nos bastidores, Lula tem declarado que é “muito grato” pelo apoio dos dois na campanha eleitoral e que não deixará de recompensá-los.
Nessa segunda-feira (12), em entrevista à Globo News, Waguinho afirmou que eles pagaram "um preço muito caro" por ter apoiado a campanha de Lula no estado do Rio de Janeiro. "A ministra Daniela é de um estado importante, o Rio de Janeiro, território totalmente bolsonarista, onde nós levamos a campanha do presidente Lula em toda a Baixada Fluminense, no interior, no noroeste. Encorajamos muitas pessoas e pagamos um preço muito caro por isso", disse.
A expectativa do governo Lula é de que com a mudança a bancada do partido na Câmara dos Deputados passe a apoiar o Planalto. O União tem três ministérios, mas, até então, o governo tinha dificuldade de encontrar apoio de seus parlamentares. Após uma conversa com o deputado Elmar Nascimento, líder do partido na Casa, o presidente Lula teria passado a dizer que a permanência de Daniela se tornou difícil. No encontro, o parlamentar usou a nomeação da ministra como um dos motivos pelos quais a maioria da bancada tem votado contra o governo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.