Política
PSD mantém candidatura de Adolfo ao comando da Alba
Cúpula do partido quer mudar Regimento Interno para assegurar novas eleições caso o atual presidente tenha reeleição barrada pelo STF
Foto: Divulgação
A Executiva Estadual do PSD decidiu, em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (20), manter a candidatura do deputado estadual Adolfo Menezes, à presidência da Assembleia Legislativa (Alba), mesmo com possibilidade de que a segunda reeleição do parlamentar seja barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi confirmada ao portal Metro1 pela assessoria do partido e ocorreu após reunião agendada pelo presidente do partido no estado, o senador Otto Alencar, com parlamentares do PSD no Congresso Nacional e na Alba.
Entretanto, Otto condicionou a permanência de Menezes no páreo à mudança no Regimento Interno da Assembleia, para que, em caso de impedimento do presidente da Casa por ordem do STF, sejam convocadas automaticamente novas eleições, sem possibilidade de que o primeiro vice-presidente assuma o comando da Alba por prazo indeterminado. Conforme noticiou a Metropolítica, não há nas regras do Legislativo estadual qualquer menção a datas quando há vacância no cargo.
O PSD também manifestou apoio à candidatura do líder do governo na Alba, Rosemberg Pinto (PT), na disputa pela primeira vice-presidência, com base no critério da proporcionalidade, ou seja, no número de deputados de cada sigla. Mas uma vez consolidada a mudança no Regimento Interno, os planos do petista de ocupar a presidência, no vácuo da derrota de Menezes no STF, ficarão muito mais difíceis. Isso porque é forte a resistência a um quadro do PT no comando da Casa, tanto na oposição quanto em parte da própria base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.