Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 16 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Para evitar derrota na Câmara, Lula se reúne com Elmar e promete mudança na articulação

Política

Para evitar derrota na Câmara, Lula se reúne com Elmar e promete mudança na articulação

O presidente disse que o deputado poderia indicar novos nomes para substituir as indicações atuais da União Brasil

Para evitar derrota na Câmara, Lula se reúne com Elmar e promete mudança na articulação

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 01 de junho de 2023 às 08:54

Atualizado: no dia 01 de junho de 2023 às 08:59

A recente vitória de Lula (PT), com a aprovação da Medida Provisória (MP) de reestruturação da Esplanada dos Ministérios, foi reflexo dos esforços do presidente da República até os últimos segundos do segundo tempo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Lula recebeu, inclusive, para uma reunião o líder do União Brasil na Câmara, o baiano Elmar Nascimento.

De acordo com relatos de aliados do parlamentar, o presidente disse que o deputado poderia indicar novos nomes para substituir as indicações atuais do União Brasil nas pastas que ocupa caso quisesse: Integração Nacional, Turismo e Comunicações. O deputado, porém, teria dito que estava lá para tratar do imbróglio da Câmara e o tema dos ministérios não avançou.

Na ocasião, Elmar reclamou da demora na liberação de cargos e emendas, de questões estaduais pontuais e também do tratamento dispensado por ministros a parlamentares. Ainda segundo relatos dos presentes no encontro, Lula disse que a partir desta quinta-feira (1º) seria inaugurada nova fase na articulação política do governo e que o Planalto trabalharia para dar celeridade às demandas dos parlamentares e a relação seria outra.

A ida de Elmar Nascimento para o Palácio do Planalto foi combinada com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), de quem o deputado é próximo. Além disso, aliados de Lula e Lira esperam que haja um encontro ainda nesta semana, sem a pressão pela aprovação da medida.