Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

CPMI do 8 de Janeiro já tem quase 400 requerimentos apresentados em três dias

Política

CPMI do 8 de Janeiro já tem quase 400 requerimentos apresentados em três dias

A CPMI não tem o poder de abrir processos contra pessoas, mas, ao final dos trabalhos, poderá pedir o indiciamento de suspeitos

CPMI do 8 de Janeiro já tem quase 400 requerimentos apresentados em três dias

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de maio de 2023 às 07:53

Atualizado: no dia 28 de maio de 2023 às 07:56

Com apenas três dias de funcionamento, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos ataques de 8 de janeiro já acumula 396 requerimentos apresentados por senadores e deputados federais.

A maioria dos requerimentos, cerca de 240, pede convocações para prestação de esclarecimentos. Alguns deles pedem o comparecimento de ministros, ex-ministros e autoridades do Distrito Federal. Um requerimento específico, apresentado pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG), solicita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) preste esclarecimentos na comissão. Por se tratar de um eventual convite, a ida dele não seria obrigatória.

Ainda não se sabe se os requerimentos começarão a ser votados pelos integrantes da comissão na próxima reunião. Alguns deles também pedem informações, imagens de câmeras de segurança dos palácios de Brasília e até a quebras de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático.

Os alvos não são apenas ex-integrantes do governo Bolsonaro. Um dos pedidos traz ministros da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como convidados a comparecer à comissão, o ministro da Justiça, Flávio Dino, é um deles.

A CPMI não tem o poder de abrir processos contra pessoas, mas, ao final dos trabalhos, poderá apresentar sugestões para aprimorar a legislação e pedir o indiciamento de suspeitos. A expectativa é que os governistas tenham apoio de 14 a 18 parlamentares titulares. O restante é dos 32 titulares é composto por independentes e oposicionistas.