Domingo, 30 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

"Ao invés de chorar, caia na realidade", diz Lula sobre Bolsonaro

Política

"Ao invés de chorar, caia na realidade", diz Lula sobre Bolsonaro

Presidente afirmou no Japão que não dará palpite sobre o julgamento e voltou a dizer que Bolsonaro não tem como provar inocência

"Ao invés de chorar, caia na realidade", diz Lula sobre Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 27 de março de 2025 às 15:20

Atualizado: no dia 27 de março de 2025 às 16:04

O presidente Lula comentou, na noite de quarta-feira (26), a decisão unâmine da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. Ele disse que o ex-presidente deveria “cair na realidade”, "ao invés de chorar". Além de Bolsonaro, a lista de acusados por um plano de trama golpista inclue Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto.

“É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país. É visível, com todas as provas, que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente e para o assassinato do ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e todo mundo sabe o que aconteceu nesse país”, pontuou em coletiva de imprensa em Tóquio, no Japão.

Além disso, o presidente também criticou novamente a ideia de anistia às pessoas condenadas pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023 – e a grupos ligados a Bolsonaro. “Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Quando ele pede anistia antes do julgamento, significa que ele está dizendo que foi culpado. Ele deveria provar a inocência dele, porque ele não precisava pedir anistia. Prova que é inocente e vai ficar livre e acabou”, afirmou. “Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país”, disse Lula.