Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 15 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula admite falta de confiança em parcela dos militares

Política

Lula admite falta de confiança em parcela dos militares

Presidente adiou nomeação de ajudantes de ordem

Lula admite falta de confiança em parcela dos militares

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de janeiro de 2023 às 10:44

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o discurso em relação às Forças Armadas, quatro dias depois dos ataques aos prédios públicos em Brasília. Em entrevista ao Estadão, o presidente afirmou que as forças armadas “não são o poder moderador que pensam ser”. Na entrevista, o presidente admitiu que “perdeu a confiança” em parcela dos militares da ativa.

A situação motivou uma mudança inédita na Presidência da República. Pela primeira vez, um presidente rejeitou ter militares fardados como ajudantes de ordens. Antes privativa de militares, a função era desempenhada por oficiais da ativa. Pela rotina, o ajudante de ordem acaba se tornando muito próximos ao chefe do Executivo, por causa do acesso a informações pessoais sensíveis, como o telefone celular e a mala dos presidentes. Um ajudante de ordens permanece sempre ao lado do presidente, inclusive em reuniões reservadas e no carro presidencial.

“Eu perdi a confiança, simplesmente. Na hora que eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade”, admitiu Lula  quando questionado sobre se se sentia ameaçado. O presidente disse, ainda, que entregaria o cargo aos seguranças que já trabalham com ele desde 2010, entre eles militares aposentados, como o capitão Valmir Moraes. O presidente já havia substituído militares por policiais federais no círculo de guarda-costas.