Política
Posse de Lula terá presença de trinta delegações estrangeiras a mais que de Bolsonaro
53 nomes já estão confirmados, segundo organizadores
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A pouco menos de uma semana da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), organizadores da solenidade indicam que o político terá a presença de pelo menos 53 delegações estrangeiras de "alto nível" - entre chefes de estado, de governo e ministros - no evento. O número é quase o triplo em comparação aos que estiveram presentes, em Brasília, prestigiando Jair Bolsonaro (PL) quatro anos atrás.
Foram 18 as delegações que estiveram presentes na posse de Bolsonaro, entre elas, os líderes de direita Benjamin Netanyahu, então primeiro-ministro de Israel, e Viktor Orbán, premier da Hungria. O governo dos EUA foi representado pelo então secretário de Estado, Mike Pompeo.
Já para a posse de Lula, entre os confirmados estão os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, o Rei da Espanha, Filipe VI, além de aliados de esquerda na América do Sul, como os presidentes da Argentina (Alberto Fernández), Colômbia (Gustavo Petro), Chile (Gabriel Boric) e Bolívia (Luis Arce).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.