Política
Política
MP apura saudação nazista feita por apoiadores de Bolsonaro em Santa Catarina
A saudação, que significa "salve a vitória" e, muitas vezes, também era usada por nazistas como "Heil Hitler", "salve Hitler" do alemão, já foi usada por apoiadores do presidente em outras ocasiões
Foto: Reprodução/ Twitter
Em ato de contestação ao resultado das eleições presidenciais que deram vitória a Luiz Inacio Lula da Silva (PT), um grupo de manifestantes bolsonaristas realizou um gesto que remete à saudação nazista "Sieg Heil". O protesto aconteceu nesta quarta-feira (02) em São Miguel do Oeste, cidade Santa Catarina, na frente do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, que é base do Exército do município.
Enquanto cantavam o hino nacional, centenas de homens e mulheres estenderam as mãos fazendo o gesto. A saudação, que significa "salve a vitória" e, muitas vezes, também era usada por nazistas como "Heil Hitler", "Salve Hitler" do alemão, já foi usada por apoiadores do presidente em outras ocasiões - neste ano, pelo comentarista político Adrilles Jorge na rádio Jovem Pan.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) declarou que está analisando o vídeo para identificar as pessoas que fizeram o gesto, que configura apologia ao nazismo, considerado crime no Brasil com base na Lei 7.716/1989. Prisões preventivas não são descartadas pelo MP. O caso é também apurado pelo Grupo de Apoio ao Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).
"Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", esclareceu a Coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, a promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes, ao G1.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.