Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Os 10 jingles que viralizaram nas eleições da Bahia e do Brasil em 2022; confira

Política

Os 10 jingles que viralizaram nas eleições da Bahia e do Brasil em 2022; confira

Campanhas de Jerônimo Rodrigues e ACM Neto apostaram em mais de um jingle na eleição; veja a seleção completa feita pelo Metro1

Os 10 jingles que viralizaram nas eleições da Bahia e do Brasil em 2022; confira

Foto: Reprodução

Por: Mariana Bamberg/Rodrigo Daniel Silva no dia 21 de outubro de 2022 às 11:19

Em meio à tensão das campanhas eleitorais de 2022, os jingles dos candidatos acabaram funcionando como a parte descontraída deste período. 

Ao apostar em ritmos atuais e em letras que reafirmam suas estratégias eleitorais, os candidatos tentaram conquistar seus eleitores por meio da música. O Metro1 selecionou os principais jingles eleitorais da disputa ao governo da Bahia e à Presidência. 
 
Samba do Jero
 Em ritmo de pagode proibidão, o jingle do candidato petista Jerônimo Rodrigues foi um dos que mais fez sucesso na eleição baiana. Inspirado na música "Samba do Polly", do cantor Oh Polêmico, a canção já soma mais de 130 mil execuções no Spotify e mais de 500 mil visualizações em apenas um canal não oficial do Youtube.

A repercussão do jingle fez com que a campanha do candidato ACM Neto (União) também fizesse uma paródia da música original, batizando-o de "Samba do Neto". 


Jerônimo é Lula
Primeiro jingle da campanha do petista, a canção apostou na estratégia eleitoral de associá-lo à figura do ex-presidente Lula (PT). Em um canal do Youtube, a produção já teve mais de 50 mil visualizações. 

 

ACM, meu amor
Nesta eleição, o candidato do União Brasil, ACM Neto, ressuscitou o jingle usado pelo avô, Antonio Carlos Magalhães, na campanha ao governo da Bahia de 1990. Com o mesmo intérprete da canção original, Zé Carlos (Besouro), a nova versão tem mais de 400 mil visualizações no Youtube. 


Paredão 44
Apesar do apelo emocional do “ACM, meu amor”, Paredão 44 foi o hit da campanha de Neto. Apostando em um piseiro, ritmo forte entre o público jovem, a canção tem 349 mil visualizações no canal oficial do candidato no Youtube. No Spotify, tem 11 mil execuções. 

Na reta final do 1º turno, a campanha oposicionista lançou também “Vai Neto”, um pagode proibidão. É uma paródia do single "Ai Preto", interpretada pelo cantor L7NNON.


Sem medo de ser feliz
O jingle é uma nova versão da já conhecida música “Lula lá”. Assinada pela esposa do ex-presidente Lula, Janja, e pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, a música é de Leonardo Leone. A canção é interpretada por vários artistas, entre eles, Lenine, Chico César, Pabllo Vittar e outros. No Youtube, já são mais de 1,6 milhão de visualizações.


A esperança agora é Lula lá
Música oficial da campanha do petista, “A esperança agora é Lula lá” soma 75 mil visualizações no canal oficial do candidato no Youtube.


 
Capitão do povo
Lançado na pré-campanha de Bolsonaro, o jingle tem como ritmo o sertanejo. Parte deste segmento musical tem apoiado o presidente e candidato à reeleição. Entre os artistas, estão Gusttavo Lima e Leonardo. Em um canal no Youtube, 1,8 milhão de visualizações.
 

Mulher conservadora
Embora não faça parte da campanha oficial de Jair Bolsonaro, a música virou um hit nas redes sociais. Cantada pela bolsonarista pernambucana Talita Caldas, a música já conta com mais de 98 mil visualizações no canal do Youtube da nordestina. 

É Bolsonaro e João Roma  
O jingle principal da campanha do candidato bolsonarista ao governo da Bahia, João Roma (PL). A letra é a representação da estratégia utilizada pelo postulante no primeiro turno, que relacionava o nome dele à figura do atual presidente. Em apenas um canal do Youtube, o jingle teve cerca de 6.400 visualizações. 
 

Prefiro Ciro
Em ritmo de marchinha, o jingle de Ciro Gomes (PDT) traz na letra ataques ao ex-presidente Lula e ao atual presidente Bolsonaro, fazendo referências a eles como “passado já sem gosto” e “passado sem futuro”. No canal oficial do candidato no Youtube, o jingle já foi visualizado em cerca de 80 mil.