Política
Presença feminina não é considerada "essencial", aponta pesquisa contratada por ACM Neto
Pré-candidato a governador pelo União Brasil não tem descartado, no entanto, colocar uma mulher na majoritária, apesar da pesquisa
Foto: Divulgação
A pesquisa interna encomendada pelo pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (UNIÃO), não apontou como essencial para o eleitor baiano ter a presença feminina na chapa oposicionista, segundo apurou o Metro1.
A sondagem interna está restrita a poucas pessoas. Apenas ACM Neto, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UNIÃO), e o pré-candidato ao Senado, Cacá Leão (PP), tiveram, até o momento, acesso à pesquisa.
Aos interlocutores, o ex-prefeito soteropolitano disse que, apesar de o eleitorado não considerar imprescindível a presença feminina na composição, não está descartada a possibilidade de ter uma mulher na chapa. Hoje, a presidente licenciada da União dos Vereadores do Brasil (UVB) na Bahia, Edylene Ferreira (Republicanos), é considerada favorita para ser candidata a vice-governadora.
Aliados defendem que o ex-prefeito coloque uma mulher na majoritária para se contrapor a chapa do pré-candidato ao governo, Jerônimo Rodrigues (PT), que é formada totalmente por homens.
Se decidir por um homem, o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) é apontado como favorito porque Neto teria prometido a ele um espaço na composição. Corre por fora ainda o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UNIÃO). A previsão é que ACM Neto só divulgue o nome do vice perto da convenção marcada para o dia 5 de agosto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.