Política
Milton Ribeiro admite ter priorizado amigos de pastor em repasses a pedido de Bolsonaro, diz jornal
Pastores seriam Gilmar Santos e Arilton Moura, que desde 2021 estariam negociando com prefeituras a liberação de recursos federais do MEC; eles não têm cargo na pasta
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse em uma gravação que prioriza a liberação de verbas prefeituras cujos pedidos foram negociados por dois pastores. Informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. No áudio, o ministro afirmou que atendeu a uma solicitação do presidente Jair Bolsonaro.
"Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. [...] Por que ele? Porque foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do Gilmar", disse o ministro no áudio.
Os pastores seriam Gilmar Santos e Arilton Moura, que desde 2021 estariam negociando com prefeituras a liberação de recursos federais do ministério da Educação. Eles não têm cargo na pasta.
Em seguida, o ministro sinaliza que haveria uma contrapartida à liberação dos recursos do MEC para prefeituras: "Então o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser [inaudível] é apoio sobre construção de igrejas", explica sem dar detalhes.
De acordo com a Folha de S.Paulo, a reunião ocorreu no MEC. Milton Ribeiro tratou do orçamento do ministério e liberação de recursos para as prefeituras. Alguns políticos, segundo o jornal, foram recebidos na casa do próprio ministro, fora da agenda oficial.
Responsável pelo comando da igreja Ministério Cristo para Todos, em Goiânia, o pastor Gilmar Silva dos Santos preside uma entidade chamada Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos, da qual Arilton consta como secretário.
A denúncia de que pastores controlam agenda e repasses de recursos do MEC para prefeitos foi divulgada anteriormente pelo jornal O Estado de S.Paulo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.