Política
Senadoras querem incluir pensão para órfãos da Covid em relatório da CPI
Recursos viriam de parte da arrecadação da loteria federal
Foto: Pedro França/Agência Senado
O relatório final da CPI da Covid poderá incluir uma proposta para o governo federal pagar pensão a órfãos de pais mortos pelo novo coronavírus, informa reportagem do portal UOL. A ideia foi apresentada em uma reunião do chamado G7, que reúne senadores oposicionistas e independentes, na terça-feira (12), e vai ser encaminhada ao relator Renan Calheiros (MDB-AL).
O UOL diz ter acessado o esboço desse capítulo, que aponta como a "esmagadora maioria" das famílias monoparentais no Brasil são comandadas por mulheres e como o número de órfãos aumentou consideravelmente pelas falhas no combate à pandemia.
A pensão seria concedida pelo Estado brasileiro por uma "questão de justiça", segundo o texto, até os 21 anos de idade dessas crianças e jovens. Os recursos viriam de parte da arrecadação da loteria federal.
Ao menos 12.211 crianças de até seis anos ficaram órfãs de um dos pais vitimados pela covid-19 no Brasil, entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, entidade que representa os cartórios de registro civil do país. Estimativa aponta para 160 mil adolescentes e crianças até 17 anos que perderam pai e/ou mãe devido à doença.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.