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De olho no Palácio de Ondina, Roma faz ataques ao PT e demora na construção da ponte Salvador-Itaparica
Ministro da Cidadania atacou gestão do ex-governador Jaques Wagner, seu virtual adversário na sucessão estadual em 2022
Foto: Reprodução/Instagram
O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), usou as redes sociais para criticar o atraso na construção da ponte Salvador-Itaparica, anunciada em março de 2009, na primeira gestão do governador Jaques Wagner (PT).
"A ponte para o descaso e a incompetência generalizada foi a única erguida pelo PT nesses 14 anos de governo. O senador Jaques Wagner disse que não sei fazer conta. Mas pelo visto, foi ele quem faltou aula nesse dia. A ponte de Itaparica deveria estar pronta em 2013...", escreveu Roma, em sua conta no Twitter, ao responder a uma recente declaração do senador petista.
Na publicação, o atual ministro de Jair Bolsonaro (sem partido) compartilha uma manchete de jornal em que a administração petista prevê entregar a megaobra de infraestrutura em 2013. À época, a obra estava orçada em R$ 2,5 bilhões. Cotado como candidato bolsonarista à sucessão de Rui Costa (PT) em 2022, Roma mostra-se disposto a entrar na disputa ao afirmar que "a Bahia está perto de ter um governo que respeita prazos". Alvo de suas investidades, Wagner será um dos de postulantes na corrida estadual.
"... mas oito anos depois não tem uma estaca batida. No governo @jairbolsonaro, a conta é mais simples: promete e cumpre. Por isso, obras abandonadas estão sendo entregues e tiradas do papel, com seriedade e compromisso. A Bahia está perto de ter um governo que respeita prazos", acrescentou Roma.
... mas oito anos depois não tem uma estaca batida. No governo @jairbolsonaro, a conta é mais simples: promete e cumpre. Por isso, obras abandonadas estão sendo entregues e tiradas do papel, com seriedade e compromisso. A Bahia está perto de ter um governo que respeita prazos.
— João Roma (@joaoromaneto) August 29, 2021
Assinado em novembro do ano passado, o contrato para a construção da ponte Salvador-Itaparica mencionava que a obra custararia em R$ 5,7 bilhões, com contrapartida de R$ 1,5 bilhão pagos pelo Estado. O acordo foi firmado com um consórcio chinês, via PPP (Parceria Público-Privada),e tem vigência de 35 anos.
Naquela ocasião, a estimativa do governo era concluí-la em até quatro anos, num prazo que incluira as etapas de desenvolvimento do projeto, obtenção de licenças e execução da obra.
Promessa de 2009
A primeira vez em que a ponte Salvador-Itaparica foi anunciada data do dia 24 de março de 2009 na gestão do governador Jaques Wagner (PT). Durante um evento com o então presidente Lula, Wagner disse que entregaria à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um projeto para a construção do equipamento.
De lá para cá, o projeto da ponte já foi tocado por cinco secretários: Walter Pinheiro (2009), Antônio Alberto Valença (entre 2010 e 2011), Zezéu Ribeiro (entre 2011 a 2012), José Sergio Gabrielli (entre 2012 e 2015) e João Leão (de 2015 até agora).
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