Política
Hilton Coelho compartilha fake news sobre médico vacinado contra a Covid-19
Deputado publicou fala tirada de contexto e atribuiu fala racista a repórter
Foto: Matheus Simoni/Metropress
O deputado estadual Hilton Coelho (Psol-BA) compartilhou nas redes sociais uma mensagem falsa atribuída após a vacinação de agentes de saúde da linha de frente em Salvador. Em post no Twitter e no Instagram, o parlamentar tira de contexto uma pergunta da repórter Andréa Silva, da TV Bahia, sobre a ocupação do médico socorrista do Samu Uenderson Barbosa, 30 anos. Ele foi um dos quatro primeiros baianos a receber a vacina contra a Covid-19 ontem (19), em Salvador.
Nas redes sociais, Hilton Coelho indaga que a repórter teria perguntando se ele era condutor ou enfermeiro, o que não aconteceu.
Combater o #racismo e todas as suas manifestações!
— Hilton Coelho - PSOL (@Hilton_Coelho) January 19, 2021
O médico Uenderson Barbosa, 30 anos, negro, atua no SAMU, foi das primeiras pessoas a receber a vacina contra a #Covid_19 na #Bahia, na manhã desta terça-feira, 19. Repórter: 'O senhor é condutor ou enfermeiro?'. 'Sou médico'. ✊? pic.twitter.com/viTEOtoPGK
"O senhor é médico socorrista, enfermeiro, qual sua atuação?", questiona Andreia Silva, em entrevista coletiva. E ele responde que é médico. A fala foi tirada de contexto pelo deputado Hilton Coelho. No Instagram, o post original foi editado e o vídeo original foi incluído. Hilton critica o racismo estrutural e voltou a questionar a indagação. "Fosse um jovem médico BRANCO, seria abordado da mesma forma ou seria logo chamado de DOUTOR? Se ostentasse um sobrenome tradicional, daqueles de mandatários desde as Capitanias Hereditárias que estão sempre presentes no Legislativo, Executivo e Judiciário seria perguntado da mesma forma sobre sua função?", declarou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.