Olimpíadas
Tribunal nega recurso de Jordan Chiles e atleta perde medalha
Ginasta perdeu a premiação para a romena Ana Barbosu
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Olympics
O órgão americano de ginástica, a USA Gymnastics, disse na segunda-feira (12) que a arbitragem não reconsiderará a decisão que pede à ginasta Jordan Chiles para devolver a medalha de bronze concedida no exercício de solo na gisnástica artística em Paris.
A Federação Romena de Ginástica e as ginastas Bǎrbosu e Maneca-Voinea entraram com uma contestação oficial no Tribunal Arbitral do Esporte para revisar a decisão de revisar a pontuação de Chiles. O pedido teria sido feito pelos treinadores após 4 segundos do prazo de um minuto para questionar a pontuação do último ginasta em rotação, o que foi o caso de Chiles.
O órgão norte americano forneceu ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) um vídeo mostra o treinador declarando pela primeira vez um pedido de consulta 47 segundos após a pontuação ser divulgada, seguido por uma segunda declaração 55 segundos, tempo ainda dentro do prazo.
O Tribunal indicou que as regras não permitem que uma decisão arbitral seja reconsiderada, mesmo quando novas evidências são apresentadas. Chiles havia sido inicialmente premiada com uma pontuação de 13,666, enquanto Barbosu marcou 13,700. A USA Gymnastics e o Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA declararam após a decisão: “Estamos devastados”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.