Home
/
Notícias
/
Olimpíadas
/
Juiz que apitou derrota de Bia Ferreira em Paris é afastado por suspeita de corrupção
Olimpíadas
Juiz que apitou derrota de Bia Ferreira em Paris é afastado por suspeita de corrupção
Dois juízes do boxe foram afastados por suspeita de corrupção nas Olimpíadas de Paris; árbitro da derrota de Bia Ferreira na semifinal é um dos suspeitos
Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Dois árbitros do boxe nas Olimpíadas de Paris foram afastados por suspeita de corrupção. Segundo o jornal britânico The Times, os oficiais, que são do Cazaquistão, supervisionaram mais de cinquenta lutas nos Jogos e foram afastados do quadro de arbitragem antes do fim das competições.
Yermek Suiyenish, um dos juízes envolvidos no caso, apitou a luta da brasileira Bia Ferreira na semifinal. Na ocasião, a atual medalhista de bronze foi derrotada pela irlandesa Kellie Harrington e ficou fora da final. Os dois arbitraram 46 lutas nas Olimpíadas e foram afastadas no dia 4 de agosto. Um relatório feito antes do início dos Jogos já apontava que Altayev tinha um "alto risco" para corrupção, enquanto Suiyenish era "risco médio".
Eles foram liberadas para supervisionar diversos duelos nos Jogos, mesmo com o documento tendo sido enviado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) antes da competição. Altayev e Suiyenish não são os únicos suspeitos de corrupção. As investigações também apontam que mais nove juízes do boxe podem ter participado de atos nos Jogos. O COI e a Federação Internacional da modalidade ainda não se manifestaram sobre o caso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.