Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Home

/

Notícias

/

Olimpíadas

/

Mulheres estiveram em 13 dos 20 pódios do Brasil nas Olimpíadas; relembre medalhas

Olimpíadas

Mulheres estiveram em 13 dos 20 pódios do Brasil nas Olimpíadas; relembre medalhas

O Brasil finalizou os Jogos Olímpicos em 20º lugar no Quadro de Medalhas, com 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes

Mulheres estiveram em 13 dos 20 pódios do Brasil nas Olimpíadas; relembre medalhas

Foto: Willian Lucas/COB

Por: Metro1 no dia 12 de agosto de 2024 às 11:14

Atualizado: no dia 12 de agosto de 2024 às 11:14

As mulheres foram destaque absoluto nos 20 pódios brasileiros das Olimpíadas de Paris. Com a conquista na categoria mista do Judô, elas estiveram presentes em 13 (65%) deles e foram responsáveis pelos três ouros garantidos nesta edição. Com Rebaca Andrade, Bia Sapusa, Rayssa Leal, Ana Patrícia, Duda e tantas outras atletas, o Brasil se emocionou, torceu, vibrou e finalizou sua participação nos Jogos Olímpicos em 20ª posíção

Para a delegação como um todo, a expectativa anteriormente era bater as 21 medalhas e 7 ouros da edição de Tóquio. Não deu, mas as mulheres superaram o desempenho feminino anterior, que foi de 9 medalhas femininas, e se igularam aos 3 ouros. Foi também a primeira vez que elas subiram mais vezes ao pódio quando comparado aos homens.

Desta vez, Estados Unidos, com 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes, lideraram o quadro de medalhas. China (com 40, 27 e 24) e Japão (com 20, 12, 13) completaram o pódio.

Relembre as medalhas do Brasil:

Foto: Luiza Moraes/COB

Na ginástica
A ginástica foi responsável por um dos dois ouros do Brasil. Ao som de Anitta e Beyoncé, Rebeca Andrade ficou em primeiro no aparelho solo e levou pra casa a medalha de ouro na última segunda-feira (5). Rebeca Andrade conquistou também a prata no salto e no individual geral e, junto com Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares, garantiu para o Brasil o bronze na categoria geral por equipes. Uma medalha histórica para a história do país nas Olimpíadas.

No Judô
O Judô também foi uma modalidade que garantiu diversas medalhas ao Brasil, inclusive uma de ouro com Bia Souza, estreante nos Jogos Olímpicos. Ela venceu, na última sexta-feira (2), a israelense Raz Hershko, número 2 do mundo, por waza-ari, na categoria acima dos 78kg. Já no sábado (3), o judô brasileiro levou o bronze na categoria equipe mista, com Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves, Rafaela Silva, Willian Lima, Ketleyn Quadros. No terceiro dia dos Jogos, domingo (28), Willian Lima já havia garantido o segundo lugar no pódio na categoria até 66 kg, e Larissa Pimenta ficou com o bronze na categoria até 52 kg.

Skate
Rayssa Leal também fez história. A skatista conquistou a medalha de bronze no street feminino. Aos 16 anos, ela assegurou a sua segunda medalha olímpica. Já Augusto Akio, conhecido como japinha, também levou medalha pra casa, mas no skate park masculino. Ele também foi bronze.

Surfe e canoagem
A última segunda-feira (5), foi histórica para o Brasil no surfe, modalidade que garantiu duas medalhas para o Brasil. Tatiana Weston-Webb levou pra casa uma medalha de prata, após disputar a final com a norte-americana Caroline Marks. Já Gabriel Medina faturou o bronze ao vencer o peruano Alonso Correa. Ele ficou de fora da final depois de sofrer com as condições do mar na semifinal. Na canoagem o baiano Isaquias Queiroz conquistou a prata em uma prova emocionante na categoria C1 1000m masculino. Ele reagiu nos últimos 250 metros e saiu do quarto para o segundo lugar na prova.

Boxe e taekwondo
Já a baiana Bia Ferreira, do boxe, ficou com o bronze na categoria feminino 60kg. Com a prata conquistada em Tóquio, ela é hoje a únia atleta do boxe brasileiro a conquistar duas medalhas em Jogos Olímpicos. Já no taekwondo, Edival Pontes também ficou com o bronze na categoria até 68 kg, ao derrotar o Javier Pérez Polo por 2 rounds a 1 nesta quinta-feira (8).

Marcha atlética e atletismo
Caio Bonfim
também fez história ao conquistar a primeira medalha olímpica do Brasil na marcha atlética de 20 km. Caio esteve entre os líderes durante toda a prova, chegou a receber duas punições na reta final, mas finalizou em segundo lugar, garantindo a medalha de prata na quinta-feira (1º). Já Alison dos Santos, o Piu, disputou os 400 metros com barreiras e chegou na 3ª colocação, levando a medalha de bronze pra casa.

Vôlei e futebol

Na sexta-feira (9), veio o último ouro do Brasil com a dupla Ana Patrícia e Duda no Vôlei de Praia. Durante toda a competição, elas perderam apenas dois sets e tiraram o Brasil de um jejum de 28 anos sem títulos no feminino. No dia seguinte, último dia de disputas para o país, as equipes femininas do vôlei de quadra e do futebol conquistaram respectivamente o bronze e a prata

Confira as medalhas do Brasil:

Ouro: Judô categoria 78kg feminina (Bia Souza), Solo na Ginástica (Rebeca Andrade), Vôlei de Praia (Ana Patrícia e Duda)

Prata: Judô categoria 66kg masculina (Willian Lima), marcha atlética (Caio Bonfim), Ginástica na categoria individual geral (Rebeca Andrade), Salto na Ginástica (Rebeca Andrade), Surfe feminino (Tatiana Weston-Webb), Canoagem C1 1000m masculino (Isaquias Queiroz), Futebol feminino

Bronze: Judô categoria 52kg feminina (Larissa Pimenta), skate street feminino (Rayssa Leal), Ginástica feminina por equipe (Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares), Boxe feminino 60kg (Bia Ferreira), Judô por equipes mista, Surfe masculino (Gabriel Medina), Skate Park masculino (Augusto Akio), Taekwondo masculino até 68kg (Edival Pontes), Vôlei de quadra feminino, 400 metros com barreira (Alison dos Santos)