Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Moscou oferece corredores humanitários até Rússia e Belarus, mas Ucrânia rejeita
Internacional
Moscou oferece corredores humanitários até Rússia e Belarus, mas Ucrânia rejeita
As Forças Armadas da Ucrânia desconfiam da eficiência da operação. A proposta russa considerava a criação de seis corredores humanitários
Foto: Agnieszka Majchrowicz/Anadolu Agency via Getty Images
A Ucrânia rejeitou nesta segunda-feira (7) o anúncio feito pela Rússia para a abertura de novos corredores humanitários no país. Na proposta, a Rússia menciona quatro cidades, destas apenas Mariupol e Sumy possuem evacuação para outras partes da Ucrânia. As outras rotas direcionam os ucranianos para Rússia ou Belarus, país aliado de Vladimir Putin.
"Essa é uma forma inaceitável de abertura de corredores humanitários", diz a primeira-ministra Iryna Vereshchuk. "Nosso povo não vai sair de Kiev para Belarus, para depois ser levado para a Federação Russa", completa.
Além disso, as Forças Armadas da Ucrânia desconfiam da eficiência da operação. A proposta russa considerava a criação de seis corredores humanitários, permitindo que civis saiam em segurança da guerra, incluindo na capital Kiev. Porém, nos últimos dias, dois acordos para cessar-fogo falharam e tentativas de retiradas de civis também não deram certo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.