Justiça
Inquérito sobre ataques ao STF descobriu ameaças 'gravíssimas', diz Toffoli
Ameaças são contra "ministros e cidadãos"
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, declarou que o inquérito criminal sobre ataques ao STF descobriu ameaças "gravíssimas" contra "ministros e cidadãos". O inquérito foi criado por determinação do ministro em março para investigar ofensas, ameaças e notícias fraudulentas contra a honra e segurança do STF, dos membros do tribunal e de seus familiares.
A declaração foi dada ao programa GloboNews Miriam Leitão, que vai ao ar hoje (17), às 23h. “Nós conseguimos, através desse inquérito, descobrir ameaças extremamente gravíssimas, que não vou entrar em detalhe, na deep web. Ameaças de uma gravidade excepcional a ministros e a cidadãos também", afirmou Toffoli.
De acordo com Toffoli, os ataques diminuíram desde a abertura do inquérito. "Os ataques que eram agressivos, ameaçadores, que extrapolavam liberdade de expressão e iam para a criminalidade, esses ataques diminuíram excepcionalmente. O relatório que o ministro Alexandre de Moraes tem (mostra que) diminuíram 80%. Até porque muitos desses ataques eram feitos via robôs, ou seja, algo artificial. Algo para criar a instabilidade”, apontou o ministro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.