Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

CSP quer ouvir acusado de vazar áudios do gabinete de Alexandre de Moraes

Justiça

CSP quer ouvir acusado de vazar áudios do gabinete de Alexandre de Moraes

Audiência pública ocorre nesta terça-feira (29) com participação de convidados

CSP quer ouvir acusado de vazar áudios do gabinete de Alexandre de Moraes

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Por: Metro1 no dia 27 de abril de 2025 às 09:00

A ameaça de morte relatada por Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, será tema de audiência pública da Comissão de Segurança Pública na terça-feira (29), às 11h. A Polícia Federal aponta Tagliaferro como responsável pelo vazamento de informações do gabinete de Moraes para a Folha de S. Paulo, o que ele nega.

O pedido de audiência, feito pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), menciona reportagens que revelam a produção informal de relatórios para embasar ações contra apoiadores de Jair Bolsonaro em 2022. Também são citados os juízes Airton Vieira e Marco Antônio Martins Vargas, que atuaram no TSE e no STF.

Além de Tagliaferro, foram convidados Alexandre de Moraes, os juízes mencionados e o influenciador português Sérgio Tavares, que divulgou conversa em que Tagliaferro demonstraria temor e cogitaria deixar o país. Nenhum dos convidados confirmou presença.

Nomeado assessor do TSE em 2022, Tagliaferro passou a ser investigado e relatou medo de represálias após o vazamento de áudios que indicariam ameaças à sua integridade. Perguntas do público poderão ser enviadas pela Ouvidoria do Senado ou pelo Portal e‑Cidadania.