
Justiça
Moraes manda soltar ex-PM envolvido nos atos de 8 de Janeiro
Marco Alexandre de Araújo foi preso na Operação Lesa Pátria e deve usar tornozeleira eletrônica durante prisão domiciliar

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes mandou soltar o ex -policial militar Marco Alexandre Machado de Araújo, de 55 anos, réu na Corte pelos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro. O ex-agente foi preso na operação Lesa Pátria, preso desde abril de 2023.
Moraes seguiu o pedido da defesa e determinou que Marco Alexandre cumpra prisão domiciliar. A defesa argumentou que ele não oferecia mais risco para o andamento do processo, já que a ação penal contra ele está na fase final. Marco deverá usar tornozeleira eletrônica, está proibido de utilizar as redes sociais, ainda que de outras pessoas e também proibido de manter contato com os demais investigados e de dar entrevista sem autorização do STF.
O ex-policial é acusado dos mesmos crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito do golpe: golpe de Estado, associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça; e deterioração de patrimônio tombado.
Ainda não há data prevista para o julgamento da ação penal dele. Sua defesa alega desde o início que ele não participou da depredação e chegou a classificar sua ida ao protesto de "ato de idiotice" e chegou a afirmar que ele era "mais um alienado que, demorou para entender que caiu nas ilações de um ex-chefe de estado com suas fantasias lunáticas."
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.