Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Preso no caso Marielle, ex-delegado pede ao STF desbloqueio de salário

Justiça

Preso no caso Marielle, ex-delegado pede ao STF desbloqueio de salário

Solicitação foi feita nesta terça-feira (18)

Preso no caso Marielle, ex-delegado pede ao STF desbloqueio de salário

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 19 de fevereiro de 2025 às 08:20

A defesa de Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, solicitou, nesta terça-feira (18), ao Supremo Tribunal Federal (STF) o desbloqueio de seu salário. O ex-delegado foi preso no ano passado, acusado de envolvimento no homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. A retenção de seus vencimentos foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Os advogados alegam que Barbosa está sem salário há um ano e depende de doações familiares para arcar com as despesas domésticas. A defesa apresentou uma planilha que indica gastos mensais de R$ 24,8 mil, ressaltando que a situação financeira de sua família está comprometida.

A petição também destaca que o bloqueio das contas e do salário de Barbosa tem causado sérios danos às finanças de sua família, que depende da renda do acusado para sobreviver. A defesa enfatiza a urgência da medida.

Além de Barbosa, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão, estão presos como suspeitos de envolvimento no assassinato. De acordo com a Polícia Federal, o crime teria ligação com interesses políticos e milicianos. Ambos e Barbosa negam qualquer participação.