![Mendes rejeita recursos sobre descriminalização do porte de maconha](https://api.metro1.com.br/noticias/161160,mendes-rejeita-recursos-sobre-descriminalizacao-do-porte-de-maconha-3.jpg)
Justiça
STF pede que PF organize operações contra crimes na Amazônia e Pantanal
Ministro também agendou uma audiência com os estados dos dois biomas e representantes do governo federal
![STF pede que PF organize operações contra crimes na Amazônia e Pantanal](https://api.metro1.com.br/noticias/161166,stf-pede-que-pf-organize-operacoes-contra-crimes-na-amazonia-e-pantanal-3.jpg)
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) apresente, em até 10 dias, o cronograma de operações para coibir crimes ambientais na Amazônia e no Pantanal.
Ao notificar a instituição, Dino solicitou que a PF “informe a existência de um cronograma de operações destinadas a investigar e reprimir crimes ambientais na Amazônia e no Pantanal, indo dos meses de março a dezembro” deste ano. Além disso, a PF deverá esclarecer se já dispõe de todos os recursos e estrutura necessários para essas ações, após incêndios criminosos em 2024 terem devastado parte do Pantanal.
O ministro também agendou uma audiência para 13 de março, reunindo representantes dos estados envolvidos e do governo federal. Dino ainda solicitou que os estados apresentem, na reunião, informações sobre o monitoramento das queimadas e seus próprios cronogramas de combate aos crimes ambientais. A decisão faz parte da chamada “pauta verde”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.