
Justiça
TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli e a impede de disputar eleições por 8 anos
Medida não tem efeito imediato e deputada pode recorrer ao TSE

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, nesta quinta-feira (30), por 5 votos a 2, cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que impede a aplicação imediata da decisão.
A corte considerou que Zambelli cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, tornando-a inelegível até 2030, com base nas eleições de 2022. A ação foi movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e teve seu julgamento interrompido em dezembro do ano passado, após um pedido de vista da juíza Maria Cláudia Bedotti.
Ao defender a condenação, o relator do caso, desembargador Encinas Mafré, apontou “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”, referindo-se a uma publicação da deputada em 2022, na qual ela alegava, sem provas, a manipulação de urnas eletrônicas em Itapeva, interior de São Paulo. Após o julgamento, Zambelli declarou que “essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.