Sábado, 11 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Moraes exige que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump

Justiça

Moraes exige que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump

Ministro também pediu manifestação da PGR após comprovação

Moraes exige que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump

Foto: Antonio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 11 de janeiro de 2025 às 12:20

Atualizado: no dia 11 de janeiro de 2025 às 12:24

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou neste sábado (11) que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresente comprovação oficial do convite para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, antes de analisar o pedido de liberação de seu passaporte, atualmente retido pela Justiça.

O evento está marcado para o próximo dia 20, em Washington (EUA). "Diante do exposto, determino que a defesa de Jair Messias Bolsonaro apresente documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP, que efetivamente comprove o convite descrito em sua petição", escreveu Moraes.

De acordo com o ministro, a defesa de Bolsonaro anexou apenas uma mensagem de e-mail enviada ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, com remetente desconhecido e não identificado ("info@t47inaugural.com info@t47inaugural.com"). Além disso, o documento não apresenta informações sobre o horário ou a programação do evento.

Na última quarta-feira, Bolsonaro declarou que participará da posse de Donald Trump. Em publicação na rede social X, ele afirmou estar “muito honrado” com o convite e destacou que solicitou ao Supremo a liberação de seu passaporte – pedido que já foi negado em outras ocasiões pela Corte, onde o ex-presidente é alvo de diversas investigações.