Justiça
Bolsonaro indiciado: saiba quais serão os próximos passos após plano de golpe
Um extenso processo judicial pode começar, o que pode gerar a prisão do ex-presidente e de seus aliados
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo
O relatório da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por formação de grupo criminoso com a intenção de realizar um golpe de Estado em 2022 ganhou destaque na última quinta-feira (21).
Com o indiciamento decidido pela PF, a possibilidade de um extenso processo judicial pode começar, o que pode gerar a prisão do ex-presidente e de seus aliados. A PF encaminhou o inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF), que, por sua vez, o mandará à Procuradoria Geral da República (PGR). A PGR terá um prazo de 15 dias para definir se o caso será arquivado, se solicita novas investigações para coletar mais evidências ou apresenta uma denúncia ao STF.
Caso a Procuradoria decida pela denúncia, o STF avaliará sua entrega e poderá optar pela abertura de uma ação penal. Se o processo prosseguir, o ex-presidente e seus companheiros se tornarão réus, e a ação penal será submetida a julgamento. Caso sejam condenados à maior pena, os indiciados poderão enfrentar até 23 anos de detenção.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.