Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Após esclarecimentos, Moraes mantém validade do acordo de delação premiada de Mauro Cid

Justiça

Após esclarecimentos, Moraes mantém validade do acordo de delação premiada de Mauro Cid

PF havia apontado omissões nos depoimentos do ex-ajudante de ordens

Após esclarecimentos, Moraes mantém validade do acordo de delação premiada de Mauro Cid

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Por: Metro1 no dia 21 de novembro de 2024 às 18:04

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a validade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, após um depoimento prestado por Cid nesta quinta-feira (21). A decisão ocorre após a Polícia Federal identificar contradições e omissões em seu depoimento anterior, especialmente em relação a mensagens trocadas com militares da reserva que sugeriam planos golpistas no final de 2022.

Cid, que foi ouvido por mais de duas horas pelo ministro, havia sido convocado a prestar novos esclarecimentos depois que um relatório da PF apontou incongruências no depoimento dado por ele na terça-feira (19). Durante a audiência, Cid foi defendido por seu advogado, Cezar Bittencourt, que garantiu que ele estava "tranquilo" e pronto para esclarecer os pontos questionados pela investigação.

"Após três horas de audiência, o ministro Alexandre de Moraes confirmou a validade da colaboração premiada de Mauro Cid. O ministro considerou que o colaborador esclareceu as omissões e contradições apontadas pela Polícia Federal. As informações do colaborador seguem sob apuração das autoridades competentes", informou o gabinete de Moraes.

A decisão de Moraes confirma a continuidade do acordo de colaboração premiada, firmado com a Polícia Federal em setembro de 2023. Apesar das críticas da Procuradoria-Geral da República (PGR) à delação, o STF decidiu pela manutenção do acordo, o que reforça a importância da colaboração de Cid nas investigações relacionadas a supostos planos de ataques a autoridades.