Justiça
Nove anos após desastre, Justiça absolve Vale, Samarco e BHP pelo rompimento da barragem em Mariana
Foram absolvidas pela Justiça Federal as empresas Samarco, Vale, VogBR e BHP Billiton, além de 7 pessoas, entre elas diretores, gerentes e técnicos
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
A Justiça Federal absolveu as empresas Samarco, Vale, VogBR e BHP Billiton, assim como sete indivíduos, entre diretores, gerentes e técnicos, das acusações relacionadas ao rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em Mariana em 2015.
A decisão foi fundamentada na falta de provas suficientes para estabelecer a responsabilidade criminal direta e individual dos réus envolvidos no desastre. Entre os absolvidos está Ricardo Vescovi, que era presidente da Samarco na época do rompimento da barragem.
Na sentença, a magistrada afirma que, “embora as omissões dos gerentes da Samarco” “tenham sido identificadas linhas acima e possam, sem qualquer dificuldade, ser transferidas à pessoa jurídica, a ausência de prova do nexo causal entre omissões e resultados danosos importou na absolvição das pessoas naturais, raciocínio que se estende, por ricochete, à pessoa jurídica”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.