Justiça
Justiça condena Monark a um ano de detenção por injúria contra Flávio Dino
Pena por injúria contra o ministro Flávio Dino também inclui indenização de R$ 50 mil
Foto: Reprodução/YouTube Flow
O youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, foi condenado a 1 ano e dois meses de detenção pela Justiça Federal, pelo crime de injúria cometido contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. A decisão, proferida pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo, também impõe ao youtuber a obrigação de pagar uma indenização de R$ 50 mil.
As declarações de Monark ocorreram em um podcast em junho de 2023, no qual ele usou termos pejorativos para se referir a Dino, chamando-o de "gordola" e "filho da puta". Em sua sentença, a juíza destacou que expressões como "esse merda" e "um bosta", utilizadas por Monark, "afrontam gravemente os atributos morais" de Dino.
Conforme a magistrada, não cabe, no caso, substituir a detenção por uma pena alternativa, diante da “elevada culpabilidade” e “conduta social desabonadora” do influenciador. Na época, Dino era ministro da Justiça. Em fevereiro deste ano, ele assumiu como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Monark chegou a ser beneficiado com um habeas corpus pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que trancou a ação. Essa decisão, no entanto, foi derrubada em análise colegiada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.