Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 30 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte da maconha para uso pessoal

Justiça

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte da maconha para uso pessoal

Em evento, Cármen Lúcia disse que o uso de drogas deve ser encarado como "questão de saúde, não política"

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte da maconha para uso pessoal

Foto: Antonio Augusto/SCO/STF

Por: Metro1 no dia 25 de junho de 2024 às 10:52

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento sobre a descriminalização do porte da maconha para uso pessoal. Na semana passada, o voto "meio-termo" do ministro Dias Toffoli fez a sessão ser adiada. Os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia ainda não votaram e os magistrados que já votaram ainda podem mudar os votos. 

Em evento, Cármen Lúcia disse que o uso de drogas deve ser encarado como "questão de saúde, não política". Em 2021, no evento Cannabis Affair, a ministra defendeu que o poder público deve investir em políticas públicas de saúde. "Essa é uma questão de saúde, não de polícia. Quem porta a droga e faz uso da droga não necessariamente comete um crime que pode ser equiparado a práticas que são realmente nocivas à sociedade, como o tráfico", disse na ocasião.

Até o momento, cinco ministros votaram pela descriminalização, Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber, já aposentada, e Gilmar Mendes. Três votaram contra a descriminalização, Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques. Ministros analisam se o porte da droga vai ser considerado um ato ilícito administrativo ou penal. Além disso, eles discutem ainda se será possível fixar uma quantidade de drogas para diferenciar usuário e traficante e qual será essa quantidade.