Justiça
Carmen Lúcia será relatora de denúncia contra Moro por acusação a Gilmar Mendes
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após a repercussão de um vídeo em que o senador aparece citando Gilmar Mendes e a "compra de habeas corpus"
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
A ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteada para ser a relatora da denúncia contra o senador Sergio Moro (União-PR) por supostamente caluniar o também ministro Gilmar Mendes. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na noite da última segunda-feira (17), horas após a chegada da denúncia ao STF, o processo já foi distribuído para o gabinete da ministra. Gilmar Mendes fica impedido de votar no julgamento, já que está na condição de vítima.
Na sexta-feira passada (14), Gilmar Mendes representou contra Moro na PGR após a repercussão de um vídeo em que o agora senador aparece dizendo: “não, isso é fiança, instituto, para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. O ministro pede para que Moro seja processado criminalmente.
Três dias após a divulgação do vídeo, a PGR formalizou a denúncia contra Moro e pede que ele perca o mandato de senador. Para a Procuradoria-Geral da República, o senador “agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra” de Gilmar Mendes.
O senador alega que o vídeo foi descontextualizado. Moro afirma ainda que não há nas imagens nenhuma acusação contra o ministro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.