Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Jornal da Metropole

/

Cabo de guerra por Lula: ex-presidente é disputado por Jerônimo Rodrigues e ACM Neto

Jornal Metropole

Cabo de guerra por Lula: ex-presidente é disputado por Jerônimo Rodrigues e ACM Neto

As pesquisas hoje mostram que a maior parte do eleitor “lulista” vai votar no ex-prefeito soteropolitano

Cabo de guerra por Lula: ex-presidente é disputado por Jerônimo Rodrigues e ACM Neto

Foto: Sidney Falcão

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 04 de agosto de 2022 às 09:27

Reportagem publicada originalmente no Jornal da Metropole em 4 de agosto de 2022

Líder político capaz de influenciar em, pelo menos, metade dos votos da Bahia, segundo as sondagens de opinião, o ex-presidente Lula (PT) tem sido disputado pelos candidatos ao governo, Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (UNIÃO).  

As pesquisas hoje mostram que a maior parte do eleitor “lulista” vai votar no ex-prefeito soteropolitano. Razão pela qual, os petistas têm intensificado o discurso de que o candidato de Lula na Bahia é o ex-secretário de Educação. Principal coordenador da campanha petista, o senador Jaques Wagner (PT) tem feito questão de “marcar território” na tentativa de evitar o fenômeno chamado de “Luleto” ou “LuNeto”. “Eu quero deixar uma coisa bem clara para vocês: Lula na Bahia só tem um candidato a governador que é Jerônimo Rodrigues”, tem dito Wagner.

Para não perder votos do eleitor de Lula, ACM Neto tem afirmado que o ex-presidente não é seu adversário político nestas eleições. Também tem cogitado a possibilidade de apoiar Lula, e fazer campanha em um eventual segundo turno entre o petista e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu não sou adversário de Lula. Lula é candidato à Presidência, eu sou candidato ao governo do Estado. Meus oponentes são candidatos ao governo da Bahia”, disse o ex-prefeito.

Segundo aliados, o próprio ex-prefeito tem incentivado a dobradinha, e teria, inclusive, sugerido criar nas redes sociais perfis fake para “LulaNeto”. Ou seja, para seguidores que pretendem votar nos dois candidatos no pleito. ACM Neto comemorou uma declaração de Lula concedida à Rádio Metropole no início de julho.

Na ocasião, o ex-presidente disse que, se eleito, não olhará a ideologia do governador. “O Paulo Souto pode ser testemunhas. No primeiro mandato, ele era governador do estado (da Bahia). Cada vez que visito o estado, eu não quero saber de que partido é o governador. Não quero saber se o governador é mais de esquerda, mais de direita ou de centro”, declarou ele.

ACM Neto elogiou a fala do petista. “Me parecem declarações sensatas, adequadas”, afirmou. Para o cientista político Felipe Nunes, a eleição está aberta na Bahia justamente por causa da força política de Lula.

“A grande maioria da população não sabe que ele (Jerônimo) é o candidato apoiado pelo maior cabo eleitoral do estado. Só 23% sabem do vínculo.  Para se ter uma ideia da força de Lula na Bahia, quando associamos os nomes dos presidentes ao dos governadores, vemos Jerônimo empatar com ACM. É na Bahia que Lula tem um dos seus melhores desempenhos eleitorais, ele tem 62% das intenções de voto, contra 19% de Bolsonaro”, analisou.