Internacional
Catalunha declara independência da Espanha
O presidente catalão, Carles Puigdemont, declarou independência unilateral da Espanha nesta terça-feira (10). Em discurso, ele disse que já que o parlamento começou com uma hora de atraso, devido a uma reunião de última hora entre o líder da Catalunha e aliados políticos, "a consulta disse sim à independência e, desta maneira, estou pronto para este trânsito". [Leia mais...]
Foto: Reprodução/Twitter
O presidente catalão, Carles Puigdemont, declarou independência unilateral da Espanha nesta terça-feira (10). Em discurso, ele disse que já que o parlamento começou com uma hora de atraso, devido a uma reunião de última hora entre o líder da Catalunha e aliados políticos, "a consulta disse sim à independência e, desta maneira, estou pronto para este trânsito".
Pouco antes, Puigdemont afirmou que o que comunicaria não "é uma vontade pessoal ou uma mania de ninguém, é o resultado de 1º de outubro". "Nós nunca concordaremos com tudo, mas entendemos que o caminho a seguir não pode ser outro que o da democracia e da paz", acrescentou.
As declarações do presidente catalão ocorrem uma semana após o referendo da separação, que a Espanha considerou como ilegal, potencializam a crise política vivida no país. Puigdemont criticou ainda a atuação do governo durante a consulta. "Esta é a primeira vez que um dia de eleição é desenvolvido entre os ataques da polícia aos que fazem fila para colocar seu voto em uma urna", falou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.