Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Meta responde AGU sobre encerramento da checagem de fatos: "Mudança se aplica apenas nos EUA"
Internacional
Meta responde AGU sobre encerramento da checagem de fatos: "Mudança se aplica apenas nos EUA"
Companhia defende permitir ofensas em nome da liberdade de expressão
Foto: Reprodução/ShutterStock
A Meta, responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, informou que o encerramento do serviço de checagem de fatos foi limitado aos Estados Unidos. A declaração foi feita em resposta à Advocacia-Geral da União (AGU), que solicitou explicações na segunda-feira (13) sobre possíveis impactos da decisão no Brasil.
“Neste momento, essa mudança somente será aplicada nos Estados Unidos. Planejamos criar, testar e melhorar as Notas da Comunidade nos Estados Unidos antes de qualquer expansão para outros países”, informou a big tech estadunidense, destacando a intenção de expandir a mudança para os outros países.
Desde 2016, a Meta oferece no Facebook e no Instagram um serviço de checagem de fatos, realizado por jornalistas e especialistas em cerca de 115 países, que apura se informações que circulavam nas redes eram verdadeiras ou falsas e oferecia a contextualização aos usuários. Com o fim da checagem de fatos, a Meta passou a adotar a política de “notas da comunidade”. Com isso, apenas usuários previamente cadastrados podem contestar alguma informação que circula nas plataformas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.