Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Campanha arrecada mais de 120 mil dólares para maratonista etíope

Internacional

Campanha arrecada mais de 120 mil dólares para maratonista etíope

Mais de 120 mil dólares foram arrecadados em dois dias através de uma campanha de financiamento coletivo para o que o maratonista etíope Feyisa Lelisa, ganhador da medalha de prata na Rio 2016, solicite asilo a outro país e não precise voltar à Etiópia [Leia mais...]

Campanha arrecada mais de 120 mil dólares para maratonista etíope

Foto: Reprodução/Revista Fórum

Por: Laura Lorenzo no dia 24 de agosto de 2016 às 17:16

Mais de 120 mil dólares foram arrecadados em dois dias através de uma campanha de financiamento coletivo para o que o maratonista etíope Feyisa Lelisa, ganhador da medalha de prata na Rio 2016, solicite asilo a outro país e não precise voltar à Etiópia. 

Durante a prova na qual foi medalhista, Feysa atravessou a a linha de chegada com os braços cruzados acima da cabeça, em gesto associado à resistência dos Oromo, sua tribo, que é perseguida e morta em protestos que tomam conta do país. O atleta repetiu o movimento ao subir no pódio. Feysa teme que o gesto tenha lhe custado a liberdade ou até a vida, caso ele volte para ao seu país. 

“Estamos convocando todos os etíopes e advogados de direitos humanos para contribuírem para apoiar o maratonista Feyisa Lelisa, que exibiu heroísmo extraordinário ao se tornar um símbolo internacional dos protestos dos Oromo e do Movimento pela Liberdade da Etiópia depois de vencer uma medalha no Rio. Feysia será perseguido se voltar à Etiópia e decidiu procurar por asilo”, informa o texto da campanha.

Apesar do medo do atleta, o chefe das comunicações do governo da Etiópia, Getachew Reda, assegurou à imprensa que o maratonista não sofrerá opressão ou represália alguma caso retorne ao país.