
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
China convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU para falar de tarifas
Internacional
China convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU para falar de tarifas
Em carta enviada aos países membros das Nações Unidas, o governo chinês acusa os Estados Unidos de intimidar e "lançar uma sombra sobre os esforços globais pela paz e desenvolvimento" ao usar tarifas como armas

Foto: UN Photo/Rick Bajornas
A China enviou uma carta aos 193 Estados-membros da ONU convidando-os para uma reunião informal do Conselho de Segurança marcada para a próxima quarta-feira (23).
No comunicado, o governo chinês acusa os Estados Unidos de adotar medidas intimidatórias e de comprometer os esforços internacionais por paz e desenvolvimento ao utilizar tarifas como instrumento de pressão. Segundo a agência Reuters, a missão dos EUA na ONU procurou o Departamento de Estado para comentar sobre o encontro proposto pela China, mas ainda não obteve retorno.
"Todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, são vítimas de unilateralismo e práticas de bullying. Ao usar tarifas como arma de extrema pressão, os EUA violaram gravemente as regras do comércio internacional e provocaram choques e turbulências severos na economia mundial e no sistema de comércio multilateral, lançando uma sombra sobre os esforços globais pela paz e desenvolvimento."
Também nesta quarta-feira, a agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento alertou que o crescimento da economia global pode cair para 2,3%, em meio ao agravamento das disputas comerciais e à crescente instabilidade que favorece um cenário de recessão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.