
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
EUA podem abandonar esforços para acordo de paz na Ucrânia, diz secretário
Internacional
EUA podem abandonar esforços para acordo de paz na Ucrânia, diz secretário
Donald Trump deve interromper os esforços para mediar conflito a menos que surjam sinais claros de progresso

Foto: The White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve interromper os esforços para mediar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia em breve, a menos que surjam sinais claros de progresso. O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, informou nesta sexta-feira (18) que a decisão será tomada dentro de alguns dias, com base na viabilidade do acordo.
"Não vamos continuar com esse esforço por semanas e meses a fio. Então, precisamos determinar muito rapidamente agora — e estou falando de questão de dias — se isso é viável nas próximas semanas. Se for, estamos dentro. Se não, então temos outras prioridades para focar também", disse Rubio em Paris, após se reunir com líderes europeus e ucranianos.
O secretário ressaltou que, embora Trump ainda tenha interesse em um acordo, ele está preparado para seguir em frente caso não haja avanços significativos. A reunião em Paris com líderes europeus e ucranianos serviu para avaliar a situação, e o secretário de Estado indicou que o tempo para encontrar uma solução está se esgotando.
Durante sua campanha eleitoral, Trump prometeu encerrar a guerra na Ucrânia nas primeiras 24 horas após sua posse. No entanto, à medida que os obstáculos à paz se intensificaram, ele ajustou sua expectativa, sugerindo que um acordo poderia ser alcançado até abril ou maio.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.